A aluna de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e integrante do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAED) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL), Helena Macedo, fala sobre o desenvolvimento de sua pesquisa. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC de Taquaritinga (SP), atua na linha de pesquisa sobre a concepção usando interfaces gestuais em dispositivos móveis, com a intenção de aprimorar o aplicativo Geotouch, que foi desenvolvido durante o mestrado para colaborar na aprendizagem de geometria.

NAP-SoL: Como é o funcionamento do aplicativo?

Helena Macedo: Nós desenvolvemos um software para auxiliar no aprendizado da geometria através de dispositivos móveis, que por terem interface multi-toque, para a manipulação de sua interface, é preciso fazê-lo reconhecer os gestos feitos com as mãos, e assim, pesquisamos como esses gestos deveriam ser feitos. Com a manipulação da tela, de um smatphone ou tablet, podem ser construídos objetos geométricos a partir de uma reta, podendo ser aumentados ou reduzidos e até deletados conforme a necessidade.

NAP-SoL: Qual o objetivo do Geotouch?

Helena Macedo: O aplicativo foi desenvolvido para desde estudantes de ensino médio até a graduação, podendo ser utilizado a partir dos 14 anos. Um trabalho futuro seria utilizar o software em sala de aula, porém é necessário a realização de testá-lo na prática, para identificar seu ganho pedagógico.

Através de algumas pesquisas descobrimos que precisávamos deixar o app mais interativo, para que os alunos pudessem perceber as propriedades da reta ou do objeto geométrico e desenvolver uma técnica de orientação para esses gestos, fazendo o aluno entender que, no meio de uma reta passam dois pontos, por exemplo. Assim, o aplicativo ajuda o aluno a descobrir as propriedades dessa reta e, por meio disso, ele aprende o funcionamento da geometria. A partir da avaliação de interface, feita por engenheiros de usabilidade, os erros do aplicativo puderam ser corrigidos.

NAP-SoL: Quais as dificuldades de desenvolvimento foram encontradas durante o processo de pesquisa?

Helena Macedo: A maior dificuldade, no desenvolvimento do aplicativo, foi na realização dos gestos, pois desde a pesquisa, foi preciso entender a matemática e depois o desafio de envolver os princípios em um dispositivo móvel. A manipulação é muito difícil, já que na função da tela touch é preciso usar e entender princípios matemáticos e físicos para fazer o aplicativo identificar cada movimento que é feito com os dedos.

Para saber mais sobre o projeto e fazer o download do aplicativo acesse este link.

Por: Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres

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