Daniel Cordeiro é aluno de pós-doutorado em ciência da computação no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Tem experiência na área de desenvolvimento de aplicações computacionais, utilizando análise de escalabilidade de servidores baseados em eventos, teoria do escalonamento, análise combinatória e teoria dos jogos.
NAP-SoL: O que é teoria do escalonamento?
Daniel Cordeiro: A teoria do escalonamento é uma área da ciência da computação que tem o objetivo de modelar um conjunto de várias tarefas para serem executadas. Na pesquisa que desenvolvo, usamos para ordenar as tarefas e fazer com que elas terminem o mais rápido possível.
NAP-SoL: O que é feito em teoria do escalonamento?
Daniel Cordeiro: Principalmente com aplicações em computação, a teoria do escalonamento pretende determinar qual a ordem que cada uma das tarefas devem ser executadas, pois, a ordem de execução das tarefas dão propriedades diferentes sobre o sistema computacional que está sendo executado. Com base nessa teoria, tenho estudado como minimizar o consumo de energia nesses sistemas.
NAP-SoL: Qual o objetivo da sua pesquisa?
Daniel Cordeiro: Meu foco é trabalhar com a teoria do escalonamento visando economia de energia, por exemplo, concentrando um maior número de tarefas em poucos computadores, assim, minimizando o impacto do consumo de energia. Considero que seja importante esse estudo pelo aspecto financeiro e também pelo ecológico.
Por Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres