Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social encerra 2015 cumprindo o objetivo a que se propôs: colocar a população em contato com a produção científica das universidades e centros de pesquisas

mosaico_Ciclo

Um espaço de aproximação entre a comunidade e os docentes e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de São Carlos e Região. Neste ano, o Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, ganhou mais essa função graças à realização do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, idealizado pelo Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, e pelo próprio Museu da Ciência Mário Tolentino.

O Ciclo encerrou a temporada 2015 no último dia 8 de outubro. Desde março, foram realizadas dez palestras que levaram ao auditório do Museu cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais diversos, interessados em saber o que está sendo produzido em termos de pesquisas científicas na região e no País.

As palestras abordaram temas diversos em todas as áreas do conhecimento. Avanços no estudo do cérebro, robótica, óptica, fotônica, sustentabilidade, educação, desenvolvimento econômico, paleontologia, engenharia de materiais, matemática, energia, tecnologia e comportamento animal compuseram o leque de assuntos discutidos pelos palestrantes com o público.

“Popularizar o desenvolvimento científico e tecnológico à população em geral e à população estudantil em particular é, a meu ver, muito necessário, principalmente devido à rápida obtenção de novas tecnologias, que devem ser levadas ao conhecimento da população de forma correta, evitando-se falsas interpretações. De um modo geral, as pessoas têm medo do desconhecido e, quando novos processos ou produtos são apresentados, é normal que surjam dúvidas sobre suas vantagens e malefícios. É obrigação da comunidade acadêmica procurar delimitá-los e esclarecê-los”, explica a coordenadora de projetos do IEA Polo São Carlos Yvonne Primerano Mascarenhas.

Para 2016, a intenção é prosseguir com a realização das palestras. A programação será retomada em março, seguindo o calendário escolar, já que boa parte do público interessado nas palestras é composta por estudantes. Os temas e os palestrantes serão divulgados no site www.cienciaweb.org.br/cienciaeriquezasocial.