Tendo como objetivo reunir estudantes do ensino médio no ambiente universitário para incentivar reflexões e decisões sobre o que fazer após a conclusão dos estudos, o primeiro encontro teve o tema “Por que aprendo Física na escola”, com a participação do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, que abordou o tema de forma direta e muito compreensível dando como exemplo o fato de que a Física que se aprende na escola não é tortura. Ela é importante na tecnologia e gera riqueza e bem estar social.
“Na verdade, quando olhamos em nossa volta encontramos instrumentos e equipamentos que fazem parte do nosso cotidiano, como micro-ondas, aparelhos de som, GPS, celulares, TV, leitores de DVD e Blue-Ray, células fotovoltaicas, secadores de cabelo, controles remotos, e outros, todos eles utilizando vários fenômenos naturais que são explicados pela Física, sendo que os participantes deste primeiro encontro irão entender e aprender tudo isso” conta o professor Luiz Antônio.
O Prof. Luiz Antonio nos disse os motivos da escolha do seu curso de graduação e ainda contou qual curso escolheria hoje em dia. Confira: