No último encontro do clube de ciências (17/09/2015), fizemos outro experimento de óptica, que foi construir uma lente de aumento utilizando uma garrafa plástica, cola e água.
Os materiais que usamos para o experimento foram:
-Uma garrafa plástica de água mineral;
-Um estilete;
-Uma tesoura;
-Uma caneta permanente;
-compasso
-água
-cola durepoxi;
Procedimento: primeiramente cortamos a parte superior da garrafa com o estilete. Na parte mais arredondada da garrafa, desenhamos com a caneta dois círculos, usando como base um desenho que fizemos em um pedaço de papel com o compasso. Depois, com a tesoura recortamos os dois círculos e juntamos eles com a cola durepoxi, ficando com formato de uma concha, e deixamos secar por alguns minutos.
O objetivo era continuar o procedimento colocando a lente em um recipiente com água (no caso, a outra metade da garrafa que usamos como béquer) para ver se tinha algum buraquinho soltando ar. Caso não tivesse, iríamos fazer um pequeno orifício e depois encher de água. Porém, com o risco que tem toda experiência, não concluímos com sucesso, porque toda vez que colocávamos a lente na água, a cola soltava. A principal hipótese que levantamos foi que talvez o ar condicionado da sala tenha interferido na secagem da cola.
Esse experimento foi muito bom, embora não tenha funcionado, porque pudemos aprender que quando a água fica em uma superfície curva, ela desvia os raios que passam, igual a uma lente de aumento. E não sabíamos que dá pra fazer uma lente de aumento com materiais tão simples.
Obs: Por curiosidade eu fui pesquisar um pouco mais sobre lentes que podem ser feitas em casa e vi que é possível fazer uma lente macro para celular com apenas uma gota da água (é só molhar a ponta do dedo com água, depositar uma gota na câmera do celular e virar rapidamente – e pronto!). Achei fantástico!!