Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder é aluna de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). É graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG), em Minas Gerais. Atua nas áreas de Inteligência Computacional, Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação.

NAP-SoL: Qual o foco da sua pesquisa?

Aracele Garcia: Trabalho com Curso On-line Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), que são cursos on-line de qualquer área do conhecimento. Esses cursos são distribuídos por várias empresas, que geralmente seguem um modelo behaviorista, em que o aluno ainda é o sujeito passivo do aprendizado. Então, a proposta é inserir modelos personalizados de MOOCs.

NAP-SoL: Qual a vantagem do uso desses modelos personalizados?

Aracele Garcia: Os alunos têm objetivos e maneiras diferentes de trabalho. Por isso, através da personalização do ambiente de aprendizagem, consideramos adaptar o MOOC para cada tipo de realidade. Assim, o aluno pode se tornar o sujeito ativo, o que traz vantagens ao aprendizado e interfere na maneira com que ele absorve o conhecimento.

NAP-SoL: Existe algum pré-requisito para cursar os MOOCs?

Aracele Garcia: Não existe nenhum pré-requisito, qualquer pessoa pode cursá-lo. Algumas instituições disponibilizam gratuitamente, bastando acessar uma plataforma on-line e interagir com vídeo-aulas e pessoas do mundo inteiro.

Por: Natalí Silva
Edição: Thaís Cardoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.