Daniel Batista é professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente em análise de desempenho, engenharia de tráfego, grades, nuvens e virtualização.
NAP-SoL: Quais trabalhos são desenvolvidos na área de rede de computadores?
Daniel Batista: Nessa área, trabalhamos com Economia de Energia, um conceito relativamente novo dentro da computação. Alguns alunos trabalham com a Segurança da Informação, diminuindo a chance de redes sofrerem invasões. Outro envolvimento é com a Internet das Coisas, que também surgiu recentemente, e trabalha o uso de internet em pequenos dispositivos, são chamadas etiquetas de Identificação por radiofrequência (o termo em inglês é RFID). O RFID pode ser visto em tênis de corrida, por exemplo, quando fazem marcações de velocidade e tempo no instante de uma corrida.
NAP-SoL: Como está relacionado ao software livre?
Daniel Batista: O aluno que está trabalhando com Internet das Coisas, gerou um projeto de software livre, com um simulador de redes voltado para fazer pesquisa com RFID. Esse simulador é para testar e melhorar os protocolos e algoritmos que existem na internet. O “nsRFIDsim” está disponível no site do CCSL para que outros pesquisadores utilizem.
Por Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres