A gravíssima pandemia de COVID19 que assola o nosso planeta e, em particular o Brasil, está sendo vencida principalmente graças ao desenvolvimento científico de produção de vacinas. No nosso país esse enfrentamento só foi possível devido à competência já estabelecida nos Institutos Butantã, em São Paulo, e Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Ambos os Institutos têm uma história de contínuo desenvolvimento científico obtido através do trabalho de seus cientistas e administradores. Neste trabalho vamos destacar a grande contribuição da médica Dra. Jandyra Planet do Amaral, que em 1968 assumiu a Diretoria Geral e a Presidência do Conselho Superior Instituto Butantã e do seu Fundo de Pesquisas, tendo permanecido no cargo até sua aposentadoria compulsória em 1975

Jandyra Planet do Amaral nasceu na cidade de São Paulo no dia 02 de setembro de 1905, sendo seus pais João Tibúrcio Planet e Tereza Gioia Planet. Iniciou sua educação no curso primário do Grupo São Joaquim e no curso secundário no Ginásio Oswaldo Cruz e no Ginásio Estadual de São Paulo. Ela, assim como seu irmão, formou-se em Medicina na antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formou-se em 1931, e em seguida, em 1932, apresenta sua tese “Dissociação de Neisserias Intracellularis”, um estudo sobre a bactéria causadora da gonorreia. A escolha do tema dessa tese já revela seu interesse na área de Microbiologia e Infectologia.

Jandyra ingressou no Instituto Butantã como estagiária em 1931 e sua extraordinária trajetória nessa Instituição, ocupando importantes e variados cargos técnico-administrativos, sob forma de uma linha de tempo, pode ser apreciada no trabalho de conclusão de curso de Yasmin Ramos da Silva citado por nós no final deste texto.

Devemos ainda salientar que, como resultado de estágio realizado por Jandyra em 1958 no Instituto Pasteur, em Paris, ela se especializou na tecnologia de produção da vacina BCG e teve oportunidade de consolidar seus conhecimentos sobre vacinas. Durante sua carreira, além das funções técnico-administrativas, Jandyra ainda se destaca pela coordenação de grupos de pesquisa científica sobre BCG e difteria da qual resultou a publicação de 32 trabalhos científicos individuais ou em coautoria.

A capacidade técnico-científica de Jandyra, associada à sua habilidade política no relacionamento com o governo do estado, foram muito importantes quando o governador  do  Estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, em 1966, convida o Dr. Walter Sidney Pereira Leser, fundador e professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina de São Paulo, para ocupar o cargo de Secretário de Saúde (1967-1971 e1975-1979) e o incumbe da missão de conseguir uma cobertura vacinal de 80% da população paulista, na doença que assolava o país, a varíola.

Como o grande produtor de vacinas no Estado de São Paulo era o Instituto Butantã, na época sob a gestão de Jandyra, a parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Butantã foi um grande sucesso e permitiu a erradicação da varíola no Estado de São Paulo. Essa política se estendeu a todo o Brasil e ajudou a criar uma cultura de vacinação em nosso país.

A capacidade administrativa de Jandyra Planet do Amaral se revela através de várias medidas que introduziu no Instituto Butantã, tais como a criação de Planos Anuais para nortear mais eficientemente as atividades de suas diferentes sessões, e seu claro reconhecimento da necessidade de que o Instituto Butantan se alinhe aos interesses e demandas da Secretaria da Saúde em pesquisa científica e produção de vacinas e soros. Como consequência a participação do Instituto Butantan na Campanha de Erradicação da Varíola e de outras Doenças Infecciosas, se mostrou uma estratégia acertada, uma vez que mostrou a importância do Instituto no enfrentamento de problemas de saúde pública e proporcionou maior investimento de recursos no Instituto Butantan, permitindo que se estruturassem modernos laboratórios de produção de vacinas. A erradicação foi um sucesso, desde 1971 não houve mais casos registrados no Brasil, sendo que a doença foi considerada erradicada em 1980.

Podemos concluir reconhecendo que o desenvolvimento de uma instituição de pesquisa e produção de produtos para a sociedade se faz através do trabalho continuado de todos seus participantes e, por exemplo, como a dedicação de Jandyra Planet do Amaral que foi inestimável para o desenvolvimento do Instituto Butantã com reflexos valiosos na sua atuação na luta contra a pandemia de COVID19 que ainda preocupa as autoridades sanitárias do planeta. Por todas essas razões decidimos encerrar o mês da Mulher dando destaque especial à Dra. Jandyra Planet do Amaral.

Bruno Sorensen, A Carreira Científica da Dra. Jandyra Planet do Amaral. Mem. Inst. Butantan, 42/43:1-7,1978/79

Yasmin Ramos da Silva, Papel do Instituto Butantan na campanha de erradicação da varíola na gestão de Jandyra Planet do Amaral, Monografia de Conclusão do Curso de Especialização História, Museologia e Divulgação da Ciência e Saúde do Instituto Butantan, sob orientação de Olga Sofia Fabergé Alves.São Paulo, 2019