Katherine Johnson nasceu em 26 de agosto de 1918 em White Sulpher Springs uma pequena cidade do estado West Virginia situada na região nordeste dos Estado Unidos e recebeu o nome Creola Katherine Coleman. Sua mãe, Joylette Roberta era professora e seu pai, Joshua McKinley Coleman era madeireiro e faz-tudo num resort de luxo, o Greenbrier Hotel.

Como ela era de uma família de afro descentes, foi obrigada a estudar em escolas destinadas a estudantes negros, pois durante sua infância e juventude ainda vigia a lei de segregação racial nos EEUU. Apesar das limitações e dificuldades resultantes das leis de segregação racial, Katherine foi sempre ótima aluna e concluiu seu curso fundamental aos 10 anos revelando, desde cedo, grande interesse e aptidão em matemática. Como não havia escola mais avançada para negros em sua cidade, a família conseguiu matricular Katherine em uma cidade próxima, Institute, onde ela concluiu o ensino médio aos 14 anos. Ela prossegue seus estudos na Universidade Estadual de West Virginia, uma universidade para negros. Ela se forma em 1937, com apenas 18 anos, tendo realizado seu bacharelado com ênfase em francês e matemática.

Katherine Johnson teve uma longa carreira e foi homenageada em 2015 quando, já com 97 anos, recebeu das mãos do então presidente americano Barack Obama, a Medalha da Liberdade, a condecoração civil mais importante do país. Além disso, a NASA deu seu nome a um novo centro de pesquisa computacional.

Katherine Johson recebe a Medalha da Liberdade de Barack Obama em 2015 — Foto: Carlos Barria/Reuters

A extraordinária história de Katherine Johnson inspirou o livro “Hidden Figures” de Margot Lee Shetterly, no qual se baseou o filme “Estrelas Além do Tempo”, e que tirou Katherine e duas de suas companheiras, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, do anonimato.

Jasmine Byrd, que trabalha atualmente no mesmo lugar um dia ocupado por Katherine Johnson, no edifício que hoje se chama “Katherine Johnson Computational Research Facility”, contou à Nasa sobre sua admiração pela matemática. “Sou grata pela ponte que Katherine construiu para que alguém como eu pudesse atravessá-la facilmente. Isso me ajuda a não pensar nessa oportunidade como certa. Eu sei que houve pessoas antes de mim que trabalharam muito e passaram por muitas turbulências para garantir que fosse mais fácil para pessoas como eu.”

NASA nomeia seu Centro de Computação e Pesquisa em homenagem a Katherine G. Johnson no seu 100º aniversário

g1.globo.com/ciência-e-saude/noticia/2020/0204/

Katherine Johnson​

Conheça Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o homem à Lua