No dia 29 de outubro, fomos visitar uma importante fazenda aqui de São Carlos – Fazenda Santa Maria do Monjolinho (o nome da fazenda é formado pelo nome da mulher do dono, José Inácio de Camargo, que adquiriu a terra em 1850, e pelo rio Monjolinho).

A visita começou com uma palestra sobre a história da fazenda, quem foram os proprietários, as contribuições da fazenda para o município, a formação da própria fazenda… Fora toda essa parte da história, aprendemos como era cultivado o café, os procedimentos, os equipamentos….

Depois fomos visitar a senzala, onde ficaram os escravos e depois os imigrantes italianos, que vieram com suas famílias para trabalhar no cultivo do café. É meio atormentante estar em um lugar onde muitas pessoas sofreram muito por causa da escravidão. Nós tivemos a oportunidade de ter uma ideia de como era a vida dos escravos e dos imigrantes naquela época.

Logo em seguida fomos visitar o museu, que fica na parte de baixo de um palacete italiano, que foi construído para a estadia de Dom Pedro II. Vimos como era o quarto daquela época, a sala de música, a biblioteca…. realmente você sente como se tivesse no século XIX.

Esse encontro do clube foi um dos melhores, foi muito agradável sair um pouco do século XXI e vivenciar um pouco a história da escravidão, a mudança de regime e muitas outras coisas que podemos ver lá.