No último encontro do clube de ciências, tivemos uma palestra com o Prof. Vitor Hugo Serrão que é formado em Ciências Físicas e Biomoleculares (Biomol). A palestra começou direcionada por perguntas que ele fez para os clubistas, como: O que é Ciência? Qual a diferença entre um pesquisador e um cientista? Diferença entre Mestrado e Doutorado? E isso foi bem legal para deixar a palestra mais dinâmica e interativa.

Respondendo as perguntas, concluímos que ciência é o estudo de todas as coisas através de diferentes métodos e que o diferencia um pesquisador de um cientista é justamente esses métodos, porque um pesquisador (além de ser obrigatório ter formação acadêmica) segue um certo roteiro, geralmente para pesquisar acontecimentos que já aconteceram. Já o cientista está sempre à procura de resultados novos. O mestrado e o doutorado seguem essa mesma linha de pensamento.

Vimos que o curso de Biomol estuda diversas estruturas envolvidas na duplicação de síntese proteica e material genético – curso ligado à bioquímica. Ele falou um pouco sobre seus trabalhos e explicou algumas técnicas utilizadas, como a difração por raio-x, espectrometria, cristalização, entre outros. Aprendemos o processo de regulamentação de um medicamento: primeiro é definida a composição química do remédio, depois a etapa de testes em células animais, em seguida, testes em animais. Se o remédio não causar nenhum problema, passa para a etapa de teste em organismo de seres humanos (primeiro em um pequeno grupo, metade de pessoas com a doença e metade de pessoas que não possuem a doença; se os resultados forem positivos, a ultima etapa é testada em um grupo de indivíduos bem maior, cerca de 1.000 pessoas, 500 com a doença e 500 sem a doença).

Enfim, a palestra foi bem produtiva e curiosa, além de ser bem importante conhecer um pouquinho de diferentes cursos para nos orientar na hora de escolher o curso com que mais nos identificamos.