No encontro do dia 15 de outubro, fizemos nosso primeiro experimento dentro do ciclo de biologia, que foi a extração de DNA do morango, cebola, banana e kiwi. O nosso grupo fez a extração da banana de maneira investigativa.

Os materiais utilizados foram:

-Uma banana;

-Uma sacola plastica;

-Béqueres;

-Álcool gelado;

-Solução de lise (água + detergente + sal)

-Água quente;

-Uma peneira;

Procedimento: primeiro colocamos a banana na sacola plastica e com a mão amassamos (com a finalidade de quebrar a primeira barreira que é a parede celular). Depois acrescentamos a solução de lise (a água com detergente tem a função de quebrar a membrana plasmática, que é constituída de lipídio e o sal tem a função da precipitação de proteínas do DNA). Em seguida, colocamos o álcool (tem objetivo de isolar o DNA, já que ele é insolúvel em álcool), peneiramos a mistura e colocamos em um béquer. Em outro béquer maior colocamos a água quente e colocamos o béquer com a mistura nele, em banho-maria.

Nosso experimento não deu certo porque colocamos o álcool logo depois da solução de lise e ele deveria ter sido colocado delicadamente por último, depois que a mistura ficasse em banho-maria aproximadamente por uns quinze minutos.

Por último fizemos, extração de DNA de um clubista. O procedimento foi um pouco diferente: o clubista fez bochecho com água e sal por um minuto e depois cuspiu em um béquer, onde foi adicionado corante vermelho (para melhor visualização) e o detergente, e por fim foi colocado álcool gelado.

Foi um experimento simples e muito legal que nos lembrou também a importância das medidas exatas.