No último encontro (01/10), tivemos uma palestra no IFSC com o professor Sérgio Muniz, na qual foi apresentada um pouco da história da Universidade de São Paulo (USP) e, especificamente, vimos quais são os cursos oferecidos pela universidade, inclusive pelo Instituto de Física de São Carlos, área na qual o professor se graduou. Vimos que a USP é uma das universidades mais importantes do país e tem reconhecimento mundial.
Foram apresentados alguns dos cursos de bacharelado e licenciatura, como por exemplo o bacharelado em física computacional e licenciatura em ciências exatas. Pudemos perceber a importância da física e de outras áreas científicas para toda a humanidade. A importância não somente de ouvir e compreender, mas também de se informar e aprofundar os conhecimentos, e assim colocá-los em prática e compartilhar as experiências adquiridas com o próximo, para que assim possa ter futuramente uma revolução e uma evolução. Embora alguns ignorem essa importância que as ciências tem em nosso cotidiano, deve-se ter a consciência do quanto isso poderá revolucionar o futuro de nossos filhos, netos e bisnetos. Através das ciências, conhecemos as leis da Natureza que se alteram a cada dia, inclusive com as atitudes do homem sobre ela e, graças à mesma, podemos prevenir determinadas situações que ocorrerá. A física  é uma área de fundamental importância para entender desde o universo até o mundo em que vivemos e todos os seus fenômenos.
Imagine a nostalgia que seria o universo senão tivessem dado a devida importância à ciência? Não teríamos o mundo que temos hoje, cercado por tecnologias desde a medicina e outras áreas, até a nossa vida pessoal.