No último encontro do clube de ciências (01/10/2015), nós tivemos uma palestra muito interessante e curiosa com o Prof. Dr. Sérgio Muniz sobre o surgimento  da Universidade de São Paulo (USP) e especificamente os cursos do Instituto de Física. Foi uma palestra importante para nós, estudantes do Ensino Médio, que estamos formando nossa identidade e posicionamento social.

Aprender como surgiu a USP foi interessante porque a gente nunca parou para pensar nessa questão. Vimos que vai além de assuntos acadêmicos, que é uma oportunidade de poder fazer a diferença na sociedade, buscando sempre -através dos nossos objetivos- melhorar o mundo em que vivemos.

Vimos que os cursos têm um grande espaço para pesquisas e para desenvolver projetos e que as atividades que são feitas pela universidade, muitas vezes, são para o nossa comunidade. Enfim, a universidade é um espaço aberto para crescer academicamente, socialmente e até mesmo como um ser humano.