Data: 24 de setembro de 2015

Palestrante: Daniel Varela Magalhães

Quem é o palestrante? Daniel Varela Magalhães possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), mestrado e doutorado em Física pela USP, e pós-doutorado em Física no Observatório de Paris. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Tem experiência na área de Física e Instrumentação, com ênfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões atômicos de tempo e frequência, metrologia, aprisionamento de átomos e instrumentação.

Resumo da palestra: Relógios atômicos fazem parte do nosso cotidiano em diversas aplicações e muitas vezes não nos damos conta. Desde melhores sistemas de navegação até certificações bancárias, uma enorme diversidade de uso de referências de tempo e frequência já é rotina para nós. Desse modo, é de grande importância que a nossa sociedade esteja mais a par do que é realmente um relógio atômico, sem mitos ou más interpretações. Nessa apresentação, discutiremos alguns princípios básicos por trás desse tipo de artefato, suas possíveis variações e utilização em vários setores.

Valor: entrada gratuita