Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, no dia 27, o diretor do IQSC-USP Germano Tremiliosi Filho para falar sobre células a combustível

Encontrar novas formas de produção de energia que não gerem resíduos poluentes é uma grande preocupação mundial atualmente. Nesse ponto, as células a combustível apresentam uma contribuição bastante importante, já que podem obter energia, por exemplo, a partir do hidrogênio e produzir água como resíduo.

Mas, afinal, como a célula a combustível faz isso? Para responder a essa pergunta e trazer muitas outras informações sobre esse tipo de sistema de conversão de energia, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz para o primeiro evento do semestre, no dia 27 de agosto, o diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP Germano Tremiliosi Filho.

O docente vai explicar o funcionamento dessas células, que convertem a energia armazenada nas ligações químicas das moléculas em energia elétrica e podem utilizar outros tipos de combustível, como o etanol, extraído da cana de açúcar, e o glicerol, um subproduto gerado pela produção de biodiesel que não tem valor comercial.

Germano Tremiliosi Filho é graduado em química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem mestrado e doutorado em química pela USP e pós-doutorado pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela University of Ottawa, no Canadá. É professor titular do IQSC-USP nas áreas de química, físico-química, eletroquímica e materiais.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, em novo horário, a partir das 14h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.cienciaweb.org.br/cienciaeriquezasocial ou pelo telefone (16) 3307 6903.

Serviço
O quê: Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Germano Tremiliosi Filho
Quando: 27 de agosto, quinta-feira, às 14h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)
Quanto: entrada gratuita