Data: 30 de abril de 2015

Palestrante: Marcelo Adorna Fernandes

Quem é o palestrante? É formado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e doutorado em Geologia/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais na UFSCar.

Resumo da palestra: São Carlos abriga a maior coleção de pegadas fósseis do Brasil. Nossa região já pertenceu ao maior deserto de areia da história do Planeta, numa época em que os continentes do hemisfério Sul estavam mais próximos e o Oceano Atlântico ainda não existia. Nesta época, há aproximadamente 140 milhões de anos, a região de São Carlos abrigava uma rica fauna de dinossauros e mamíferos, que deixaram impressas suas pegadas nas areias petrificadas do antigo deserto. Hoje essas pegadas são encontradas nas pedreiras de arenito da região e são utilizadas como calçamento das vias públicas, tornando-se um rico museu a céu aberto.

Valor: entrada gratuita