Alfredo Goldman vel Lejbman é professor associado do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e diretor do Centro de Competência em Software Livre (CCSL). Tem experiência na área de Ciência da Computação e atua em pesquisas com computação paralela e distribuída, escalonamento e métodos ágeis de desenvolvimento de software.

NAP-SoL: No que tem trabalhado atualmente?

Alfredo Goldman: Tenho pesquisado, na área de engenharia de software, formas variadas de desenvolver softwares. Também tenho trabalho com computação paralela e distribuída.

NAP-SoL: Por que isso é importante?

Alfredo Goldman: Hoje em dia, é muito comum que os computadores processem uma elevada quantidade de dados. Isso exige mais capacidade computacional e novas tecnologias.

NAP-SoL: No que sua pesquisa influencia os usuários?

Alfredo Goldman: Eu também trabalho com computação móvel. Tentamos entender alguns modelos que levam em conta a mobilidade, por exemplo, como eu crio uma rede eficiente para as pessoas se comunicarem em um determinado ambiente. Esse é um assunto que está muito presente no nosso dia a dia.

Por: Natalí Silva